sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Drunkorexia

Drunkorexia, ou anorexia alcoólica termo criado nos EUA para definir o alcoolismo associado a distúrbios alimentares. Este distúrbio é muito comum entre jovens e adultos de idade entre 20 e 40 anos, que ingerem bebidas alcoólicas no lugar da refeição.
O ato restringe a absorção de calorias necessárias ao corpo humano sob o objetivo de manter um visual esbelto e na moda. Entre as celebridades artísticas o costume da “drunkorexia”, além de causas estéticas, é impulsionada por cobranças do mercado, angústias e compulsões
profissionais.
Segundo a OMS ( Organização Mundial de Saúde), o alcoolismo atinge de 10% a 12% da
população mundial. Equilibrar o peso do corpo através da bebida é o mesmo que realizar uma dieta forçada e depois cair no efeito sanfona ( alternância periódica de peso ).
Estudos psiquiátricos revelam que o alcoolismo feminino está associado a transtornos psicológicos relacionados à anorexia, bulimia, depressão e ansiedade. O álcool anestesia emoções ruins como a frustração, e no caso da “drunkorexia”, reduz o apetite. No funcionamento orgânico beber com estômago vazio acelera os efeitos do álcool.
Beber sem moderação pode vir a causar doenças no sistema digestivo e , em certos casos, no sistema sangüíneo, além de outros males. Beber demais ainda causa perda de reflexos, principalmente para o motorista em trânsito.

O alcoolismo associado à distúrbios alimentares é cada vez mais comum entre os jovens, por causa de dois valores distorcidos incentivados pela sociedade: a magreza excessiva e o "bringe drinking", a ingestão de grandes quantidades de álcool em um curto período.
O álcool é usado como desculpa para "esquecer os problemas", aliviar as tensões e no caso das que priorizam um corpo magro, a bebida reduz o apetite e diminui a compulsão por alimentos. Levando a desnutrição, já que essas pessoas sofrem de uma perda metabólica muito grande.
Celebridades como Lindsay Lohan, Kirsten Dunst, Eva Mendez e Amy Winehouse foram rotuladas de drunkoréxicas, assim, tiveram que declarar publicamente que passaram por clínicas de desintoxicação para tratar as bebedeiras. Alegam cobranças, compulsões e angústias típicas de suas profissões.
Tratamento :

Os tratamentos indicados para a Drunkorexia são os mesmos indicados a um alcoólatra, terapia, ajuda psicológica e em casos extremos a internação.











Na novela :

A novela “Viver a vida” vai apresentar ao país uma nova síndrome, a drunknorexia. Renata, personagem de Bárbara Paz, vai conduzir este drama.




Nenhum comentário:

Postar um comentário